Campanha TAMPINHA SOLIDÁRIA

Campanha Tampinha solidária: Comunidade educativa promove cidadania ativa


O Clube de Solidariedade Ativa e o Clube Floresta d’Água da Escola Básica Mosteiro e Cávado deram início, no primeiro período, à dinamização de uma Campanha de Recolha de Tampinhas, a qual recebeu o slogan “Tampinha solidária”. O desafio foi proposto a todos os alunos e envolveu a participação de toda a comunidade educativa.
A “Tampinha solidária” teve como principais objetivos sensibilizar os alunos para a importância da separação de resíduos e contribuir, através da entrega das mesmas a uma pessoa particular, para a angariação de uma cadeira de rodas para um jovem. Assim, esta iniciativa permitiu conciliar duas vertentes da cidadania ativa, nomeadamente a educação ambiental e a solidariedade coletiva.
Na divulgação inicial da campanha estiveram envolvidas algumas alunas do Clube de Solidariedade Ativa, da turma D do 7º ano, que elaboraram os cartazes informativos que foram afixados na Escola, tendo esta ação sido divulgada também por correio eletrónico para os conselhos de ano/conselhos de turma, nos relatórios das atividades desses órgãos e na página do Facebook criada por esse clube. A mesma foi divulgada nas turmas dos 2º e 3º ciclos, às quais foram entregues garrafões para a recolha das tampinhas.
O Clube Floresta d’Água também participou ativamente, sensibilizando os outros clubes da floresta do agrupamento para esta ação e nas diligências relativas ao contacto com a pessoa particular interessada na recolha das tampinhas e no trabalho de arrumação, contagem e entrega das tampinhas à pessoa interessada.    
A comunidade educativa aderiu de forma muito positiva a esta iniciativa solidária, tendo-se recolhido cerca de 200 garrafões (de 5 litros) de tampinhas ao longo do ano letivo (cerca de 140 kg de tampinhas).  
Os clubes envolvidos nesta campanha agradecem a toda a comunidade educativa o seu contributo, reconhecendo o espírito solidário e a consciência ambiental partilhados nesta ação e que são valores de cidadania promovidos no âmbito do Projeto Educativo deste Agrupamento.    

Sem comentários:

Enviar um comentário