Visita de Estudo- uma aprendizagem eficaz

No dia 18 de fevereiro pelas 8:20h, todas as turmas do 8º ano da Escola Básica Mosteiro e Cávado partiram para uma visita de estudo. Esta saída de campo compreendia as visitas ao museu “World of Discoveries” (em Miragaia), ao Museu do Vinho do Porto e a visualização da peça de teatro “Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor”, de Manuel António Pina, representada pela Companhia Arte D’Encantar (em Lavra-Matosinhos).
O dia esperava-se bem preenchido e com atividades bem diferentes e aliciantes. Nós iríamos seguir o conselho do panfleto informativo que nos foi dado no início da viagem “Aprecia a viagem”.
Apesar de algum atraso no transporte, a viagem decorreu normalmente (exceto alguns enjoos). Chegámos ao Museu “World of Discoveries” por volta das 10:30h. Aqui conseguimos entrar no mundo da odisseia dos navegadores portugueses, que fizeram, durante séculos, a proeza de ir à procura de um mundo desconhecido. Neste espaço o que mais nos fascinou foi a imensidade de salas e seus artefactos ligados aos descobrimentos. Embrenhamo-nos na vida a bordo, na conquista de Ceuta, na evolução das embarcações e dos instrumentos de navegação, no percurso das descobertas e nas vidas dos navegadores que as realizaram.
Seguidamente, dirigimo-nos para o Museu do Vinho do Porto onde permanecemos durante pouco tempo. Tempo esse para observar e constatar “in loco” a evolução da forma das garrafas e dos seus respetivos rótulos. Aqui também ouvimos um pouco da história do vinho do Porto, contada na voz de um senhor que mostrava perceber e gostar daquilo que fazia.
Por volta das 13:30h chegámos ao Mar Shopping para a nossa pausa do almoço. Aqui deu tempo para saborear alguns petiscos e confraternizar com os colegas.
O tempo urgia. O teatro a que íamos assistir seria em Lavra-Matosinhos e iniciava-se por volta das 15 horas. Apesar de algum atraso e com a peça já em cena, entramos no imenso auditório e procuramos usufruir de uma peça de teatro que retratava episódios da história de pessoas que viveram as aventuras e as desventuras dos descobrimentos. A peça “Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor” retrata a vida dos marinheiros da época dos descobrimentos e a dificuldade da travessia do Cabo Tormentoso, habitado pelo Adamastor, ou, como hoje em dia é chamado, Cabo da Boa Esperança. O Adamastor, ser mitológico, na realidade era o cruzamento de dois oceanos, que causavam enormes e monstruosas vagas e fortes correntes, que faziam com que as embarcações naufragassem, o que os levava a pensar que existia um monstro. Com a visualização destas cenas relembramos algumas situações do Museu “World of Discoveries”, ou seja, estas duas atividades complementaram-se.
Na verdade, estas duas atividades vieram ao encontro do aprofundamento da matéria de estudo da disciplina de História, por reproduzirem a realidade dos descobrimentos, a aventura, a descoberta, a bravura, os medos, os costumes, em suma, o que nós portugueses outrora tivemos a audácia de realizar em mares e em tempos desconhecidos. A peça foi objeto de estudo e avaliação nas aulas de Português.
Achamos estas visitas de estudo extremamente enriquecedoras para a nossa formação como alunos, assim como para a nossa cultura geral como pessoas que gostam de descobrir e perceber como certos acontecimentos evoluem ao longo dos tempos.

No final desta visita de estudo só podemos dizer uma coisa, foi ótimo e aguardamos pela próxima!

Pedro Raimundo e Rui Gomes - 8ºD

..................................................................................................................................

World of Discoveries

O World of Discoveries, um museu de História situado no Porto, é um lugar mundialmente reconhecido pela sua criatividade e inovação realista da História do nosso país.
As personagens que fazem a visita guiada por aquele “mundo” prometem que também você se irá sentir parte do tempo dos descobrimentos, com relíquias históricas, informações interativas e um pouco de diversão. Se uma viagem de barco pela evolução de Portugal, a vida comum dos marinheiros da época e informações fundamentais para o conhecimento da nossa História de descobridores do Mundo lhe interessam, então não vai querer perder esta oportunidade por um preço relativamente acessível.
Também a interatividade dinâmica da visita guiada ao museu é um fator importante para o entusiasmo dos estudantes de História em aprender mais, onde reviver experiências passadas é uma forma muito mais interessante e cativante para captar informações do que estar numa sala de aula.
É com entusiasmo que recomendo a todas as pessoas a visitar ao World of Discoveries, um lugar realmente único. Se sentir vontade de lá regressar, o museu oferece um cupão de 20% de desconto para a próxima visita!

Eva Cunha - 8º E

..................................................................................................................................

Museu Interativo bem-sucedido no Porto

O “Word of Discoveries”, um museu situado na zona ribeirinha do Porto, é um museu interativo alusivo ao século dos descobrimentos portugueses.
Este refinado museu está dividido por diferentes salas que permitem ao visitante explorar cada parte e cada altura da tão rica era dos descobrimentos. Podemos observar os diferentes tipos de embarcações usadas e até entrar no interior de uma caravela, observar como era a vida a bordo e também alguns objetos usados pelos marinheiros nessa altura.
Uma das mais peculiares salas permitia viajar num pequeno barco através das diferentes eras, desde o início dos descobrimentos, passando pelo mar tenebroso e pelo Adamastor (o temível e nada piedoso monstro marinho), pelo frenesim que eram o Brasil e a Índia, onde ainda podemos observar a floresta tropical com todos os seus belíssimos animais.
Durante toda a visita fomos acompanhados por guias que encarnavam um personagem histórico alusivo a cada uma das salas que visitávamos.
Para mim este museu tem apenas pontos positivos, já indicados. Mas um dos aspetos que me chamou muito a atenção foi a tecnologia espalhada por quase todas as salas que tornavam ainda mais interativa esta visita, aliada à história, o que nos levou a adquirir e consolidar conhecimentos de uma forma divertida e diferente. 

Rui Coelho - 8º D
~
..................................................................................................................................

Descobrindo a nossa História

“World of Discoveries” é um espaço didático situado no Porto, perto da alfândega de Miragaia, que procura mostrar de uma forma interativa e divertida, mesmo peculiar, a história de abastados sucessos e abundantes fracassos de Portugal.
Este espaço divide-se em diversas salas e cada uma trata de uma conquista diferente, expondo assim a História Portuguesa com períodos de vitória, frenesim, ostentação e fulgor, mas também de grandes e pesadas derrotas.
Algumas salas mostravam as riquezas trazidas de cada território e os caricatos episódios vividos pelas grandes personagens da História Portuguesa. Outras mostravam como era o estilo de vida tortuoso dos marinheiros e outras ainda mostravam como eram as embarcações da época, exibindo algum vocabulário técnico, como bombordo, estibordo, amurada, paiol, etc.
O “ World of Discoveries” é o espaço cultural ideal para crianças em idade escolar e também adultos visitarem, pois todos os conteúdos ligados a esta parte da História Portuguesa são tratados de forma subtil e divertida.
Há apenas um senão a apontar: o preço, que, nesta altura de crise, acaba por ser o aspeto mais tido em conta pelos pais e encarregados de educação, infelizmente. 

Carolina Gomes - 8º E


Sem comentários:

Enviar um comentário